sombra
Postado em 13/01/2015 15:21

Mantenha seu gramado sempre verde

Podar o gramado?


Podar o gramado é tão importante quanto regar. A poda fortalece o crescimento da planta e previne o abafamento causado pelo crescimento irregular. Para cada tipo de grama há uma altura ideal, poém independente do tipo de grama, é necessario varrer muito bem e retirar o maximo possivel as aparas para que não sequem e atrapalhem o arejamento do solo.


Animais amigos 


Ter um jardim repleto de juaninhas é sinal de boa saude para sua grama. As joaninhas ajudam no arejo do solo e de quebra se alimentam de algumas especies prejudiciais ao crescimento do gramado. Minhocas tambem são as melhores amigas da sua grama verde, o humu produzido por elas é um fertilizante natural que influencia diretamente no crescimento e fortalecimento do soloe do gramado.


Os maiores erros no cuidado


Esquecer de adubar: assim como outras plantas, o gramado tambem exige um adubo especifico.Um solo rio em nitrogenio e potassio promove o crescimento forte das gramineas. Para adubar prefira o inicio das estaçoes mais quentes. Uma ou duas vezes por ano já é o suficiente.


Cortar com equipamentos ruins : se o corte não for feito com uma tesoura - ou lamina - bem afiado, as folhas da grama serão mastigadas ao inves de cortadas. Com as folhas danificadas a possibilidade do aparecimento de fungos e ervas daninhas é maior e pode acabar com o seu gramado.


Dejetos de animais: tem gato ou cachorro em casa? Não deixem que façam xixi ou coco no gramado. Caso aconteça, jogue bastante agua misturada com um pouco de terra vitaminada no local.


 


Tags: grama,